Home > Botânica > Fisiologia vegetal > Fotossíntese > Maquinaria > Flavonóides  
  Botânica
  Fotos
  Manuais
  Especiais
 

Flavonóides - Fotossíntese

 

Embora as plantas sejam predominantemente verdes, são as cores brilhantes de pétalas, frutos, brácteas e ocasionalmente folhas que atraem seres humanos e uma ampla variedade de outros animais. Os vários tons de rosa, púrpura e azul das plantas são pigmentos conhecidos como antocianinas, que fazem parte do grande grupo dos flavonóides. Outras classes de flavonóides contribuem para a coloração amarela de algumas flores. (Hopkins, 1995)

Flavonóides são derivados de fenilpropano com uma composição básica de C6 – C3 – C6. Os mais fortemente coloridos dos flavonóides são as antocianidinas e antocianinas. Vinte antocianidinas são conhecidas: elas são distinguidas por padrões de hidroxilação ou metilação no anel B dos flavonóides, que em última instância, determinam sua cor. Em geral, a hidroxilação aumenta a cor azul do pigmento, enquanto que a metilação aumenta a cor vermelha. (Hopkins, 1995)

Diferente da clorofila, as antocianinas são solúveis em água e encontrados principalmente no vacúolo. A cor das antocianinas é sensível ao pH: um pH ácido favorece a cor vermelha, pH neutro, a cor violeta e pH básico a cor azul. (Hopkins, 1995)

Próxima >


 

   Termos de uso | Links | A equipe | Contato | |