Home > Botânica > Taxonomia Vegetal > O surgimento do sistema de classificação  
  Botânica
  Fotos
  Manuais
  Especiais
 

O surgimento do sistema de classificação

Quando os homens começaram a ver necessidade em dar nomes às plantas e a todas as coisas que os rodeavam, eles começaram a identificar e batizar.

Como nessa época as populações humanas eram pequenas e, em geral, isoladas umas das outras, não havia intercâmbio de informações. Como resultado, cada agrupamento humano tinha seu próprio sistema de nomenclatura. Lembre-se que estamos falando de uma época muito primitiva, na qual ainda não se pensava cientificamente, e nas implicações de um sistema nomenclatural organizado.

Com o passar do tempo, começou a haver troca de informações entre os diferentes povoados. E aí começou a confusão, pois os nomes dos objetos e a própria língua falada era diferente. Houve uma lenta e gradual adequação das informações.

Mas a primeira pessoa a realmente se interessou em criar um sistema de classificação universal e organizado, foi o professor e naturalista do século 18 Carl Linnaeus. Sua intenção era, nada mais nada menos, do que nomear e descrever todos os tipos de plantas, animais e minerais.

 

 

   Termos de uso | Links | A equipe | Contato | |