Home > Manuais > Catálogo de orquídeas > Gênero Baptistonia  
  Botânica
  Fotos
  Manuais
  Especiais
 

Orquídea Baptistonia riograndense

Gênero: Baptistonia

Espécie: B. riograndense, B. echinata, B. pubes, entre outras.

Nome comum: batistonia

O gênero Baptistonia compreende plantas de pequeno porte, com aproximadamente 15 cm. É pouco cultivada, portanto é pouco conhecida do grande público.

Veja nossa galeria de fotos de Baptistonia

(Clique nas imagens para vê-las em tamanho grande)

As fotos disponibilizadas nesta galeria são todas de autoria de Silvia Schaefer. Estão disponíveis para download gratuitamente, exceto para fins comerciais. Neste caso, entre em contato com a autora. Pedimos ao usuário a gentileza de citar a fonte da imagem. Se publicada em sites, blogs ou afins, favor colocar um link para o www.biologados.com.br

Hábito de vida: são orquídeas epífitas, que preferem temperaturas variando de moderada para amena, dependendo da espécie. Desenvolvem-se bem também em vasos, desde que o substrato seja adequado.

Origem: encontrada naturalmente no Brasil, desde Minas Gerais, Espírito Santo, passando pelo Rio de Janeiro até o Rio Grande do Sul, bem como no norte da Argentina e Paraguai. È característica da Mata Atlântica brasileira. Na região Sudeste, a espécie predominante é a B. echinata. Já na região Sul, a espécie mais encontrada é a B. riograndense. A B. pubes é encontrada no norte da Argentina e Paraguai. É considerada uma espécie ameaçada de extinção.

Morfologia: É uma orquídea pequena, com pseudobulbos de aproximadamente 15 a 20 cm de comprimento. A planta inteira pode chegar a 30 cm. Cada pseudobulbo desenvolve de 2 a 3 folhas, que tem coloração verde-escura e são estreitas. Antigamente eram classificadas como sendo do gênero Oncidium.

Floração: O desenvolvimento da florada é lento, podendo demorar até 6 meses para que as flores desabrochem. As inflorescências são pendentes e grandes em relação ao tamanho da planta, podendo chegar a 30 cm de comprimento. Cada inflorescência produz de 15 a 100 pequenas flores, proporcionando um lindo espetáculo. As flores são pequenas (1,0 a 2,0 cm de diâmetro), variando do amarelo intenso ao castanho. As flores não são perfumadas e duram, em média, 20 dias. Há relatos de plantas que florescem mais de uma vez ao ano, quando bem cuidadas e adaptadas.

 

   Termos de uso | Links | A equipe | Contato | |