Home > Manuais > Manual de cultivo de orquídeas em troncos > Alerta importante  
  Botânica
  Fotos
  Manuais
  Especiais
 

Manual de cultivo de orquídeas em troncos

10. Alerta importante

Se você adora orquídeas, nunca, mas nunca mesmo, compre mudas de orquídeas silvestres que foram tiradas diretamente da natureza. Isso está destruindo as populações nativas de orquídeas das nossas matas. É muito comum ver em beira de estradas, especialmente perto do litoral, banquinhas precárias de venda de orquídeas e bromélias. Peço a você encarecidamente que NÃO COMPRE. Por mais que a pessoa que está vendendo pareça estar necessitada. Não cometa esse crime. Existe uma infinidade de orquidários que cultivam plantas para venda, que são produzidas em estufas e que não são retiradas da natureza. Essas plantas podem ser compradas sem medo, mesmo sendo nativas.

Mas porque essa preocupação? O extrativismo (retirada de espécies da natureza sem nenhum controle e sustentabilidade) está levando à extinção várias espécies de orquídeas. As pessoas vêem, acham lindas, mas elas estão adaptadas às matas fechadas, são plantas muito frágeis. Quando são trazidas para as cidades, em locais pouco favoráveis e muito diferentes do local onde foram retiradas, elas morrem. Não vale a pena, não contribua para que este crime ambiental continue acontecendo. É o mesmo caso do palmito clandestino, do xaxim, de animais silvestres, de conchas de moluscos e corais marinhos que são vendidos por aí.

Ao invés de comprar, denuncie à polícia ambiental. Vamos ajudar a fiscalizar. A preservação da natureza depende de mim e de você. Não deixe na mão de terceiros.

Tópicos apresentados:

 

 

   Termos de uso | Links | A equipe | Contato | |