Home > Manuais > Manual de cultivo de orquídeas em troncos > Constatações  
  Botânica
  Fotos
  Manuais
  Especiais
 

Manual de cultivo de orquídeas em troncos

8. Constatações

Para as orquídeas do gênero Phalaenopsis, existem controvérsias com relação ao corte ou não da haste após a florada. Estas orquídeas, quando florescem, formam uma haste grossa, de onde saem as flores. Após as flores murcharem e caírem, a haste permanece.

Alguns mandam cortar a haste logo depois da queda das flores. Mas eu tenho uma experiência (foto abaixo), na qual novas flores brotaram da haste antiga.

Veja que é possível a haste da florada antiga produzir novos brotos de flores. Portanto, estou mantendo as hastes antigas na planta.

Clique na imagem para vê-la ampliada.

Pela experiência que eu acumulei até agora, o que eu concluí foi que esta espécie produz uma haste com flores, que dura aproximadamente 1 mês. Após este período as flores vão murchando e caindo. Mas a partir desta mesma haste, novas flores são formadas. As flores desabrocham e permanecem por mais algumas semanas. Quando esta segunda florada murchou, aí vc pode cortar a haste, pois não vão se formar novas flores. No ano seguinte, uma haste totalmente nova será formada e o processo recomeça.

Tópicos apresentados:

 

 

   Termos de uso | Links | A equipe | Contato | |