Home > Manuais > Manual de cultivo de orquídeas em troncos > Tempo para pegar  
  Botânica
  Fotos
  Manuais
  Especiais
 

Manual de cultivo de orquídeas em troncos

7. O tempo para a orquídea "pegar"

Varia bastante, mas em geral leva mais de um ano. Tenha paciência e não desista. Uma vez plantei uma Phalaenopsis e no início ela foi super bem, emitiu um monte de raízes. Mas depois de um tempo ela perdeu todas as folhas e secou. Ainda fiquei regando durante um tempo, mas diante de sua recusa em voltar a crescer, desisti. Mas como sou muito apegada às minhas plantas, não tive coragem de tirá-la do tronco. Deixei-a lá, com aquela trouxinha de gaze e substrato.

Qual não foi a minha surpresa, quando passados uns quatro meses (sem regas e nenhum cuidado!!!) ela voltou a brotar e até florescer. Que culpa eu senti por tê-la abandonado. Então, não desista. Se você tiver feito o plantio direitinho, por mais que ela pare de crescer, continue regando e cuidando. Com o tempo ela reage. Tente mudar o vaso com o tronco de local, talvez mais iluminado, com menos vento, ao abrigo da chuva. Faça testes e observe como ela reage.

O último estágio é tirar a gaze, pois você não vai querer um pedaço de pano eternamente em seu jardim, não é? Normalmente a época certa de tirá-la coincide com o apodrecimento da gaze. Cerca de um ano e meio depois do transplante. Quando as raízes estiverem bem fortes e a planta fortemente fixada ao tronco, você poderá deixá-la livre. Nesta fase, ela já conseguirá se virar bem sozinha.

Tópicos apresentados:

 

 

   Termos de uso | Links | A equipe | Contato | |