Home > Manuais > Manual do gato > Sobre o cheiro dos gatos e a necessidade de banho  
  Botânica
  Fotos
  Manuais
  Especiais
 

Sobre o cheiro dos gatos e a necessidade de banho

Gatos são animais muito limpos. Passam horas e horas se lambendo para tirar a sujeira e desembaraçar o pêlo, deixando-o liso e sedoso. Inclusive a língua dos gatos é feita para isso. Ela tem na sua superfície uma porção de dentinhos, que funcionam como pente.

Além de se lamberem para tirar a sujeira, os gatos também evitam sujeira a todo o custo. Não gostam de pisar em locais molhados, não espalham a água de suas tigelas e nem a sua comida, como fazem os cachorros. Não fazem suas necessidades em qualquer lugar, nem ficam pisando sobre elas.

A necessidade do banho varia, se o gato morar em casa ou apartamento. Se for em apartamento e ele ficar só dentro dele, se você der banho de 4 em 4 ou até de 6 em 6 meses, é mais do que suficiente. Se morar em casa e o gato for caseiro, banho a cada 2 ou 3 meses. Se o seu gato for mais passeador, uma vez por mês.

Gatos costumam soltar pêlos. Como geralmente sobem no sofá e na cama, isso pode incomodar seus donos, com razão. Então acostume seu gato desde filhote a ser escovado todos os dias. Se isso não for possível, pelo menos umas três vezes por semana. Dar a eles uma boa ração, também ajuda. Peça indicação de um veterinário.

Em comparação com outros animais, gatos praticamente não tem cheiro e necessitam de menos banhos. Isso significa economia de tempo e dinheiro, além de facilitar a vida do dono. Cães, por exemplo, precisam de banho toda a semana. Mais um ponto para os felinos.

Veja nossa galeria de fotos de gatos

 

   Termos de uso | Links | A equipe | Contato | |