Home > Manuais > Manual do gato > Evitando quedas: coloque telas nas janelas  
  Botânica
  Fotos
  Manuais
  Especiais
 

Evitando quedas: coloque telas nas janelas

Isso é muito sério. Gatos às vezes caem de janelas. Gatos que vivem em apartamentos adoram ficar deitados nas janelas, olhando o movimento lá fora, tomando um solzinho. Também ficam vigiando, tentando pegar passarinhos ou insetos que passam por perto. As minhas gatas fazem isso, e eu moro numa casa.

Mas há alguns anos eu morava em um apartamento de terceiro andar e tinha uma gata chamada Luana. Ela ficava só dentro de casa, e por isso passava muito tempo na janela. Sua preferida era a da lavanderia, onde batia sol durante a maior parte do dia. Eu tinha o cuidado de deixar aberta apenas uma frestinha, pela qual a gata não conseguia passar.

Em uma noite dessas, eu saí de casa e, como sempre, fechei todas as janelas. Todas menos uma. Eu esqueci aberta justamente a janela da lavanderia. Quando voltei pra casa, minha gata não estava me esperando na porta como sempre fazia. Achei estranho e fui procurar nos lugares onde ela costumava se esconder: embaixo do edredom, embaixo da cama, em cima do guarda-roupa. Nada da gata.

Andei pela casa e depois de muito procurar, vi a janela da lavanderia aberta. Tive um estalo: a gata caiu. Olhei pra fora e a gata não estava lá. Desci correndo para o térreo, onde ficavam as garagens e onde ela supostamente estaria se tivesse caído.

Não deu outra. A gata estava em um cantinho, atrás de um carro, toda assustada. Chamei e ela veio para o meu colo. Felizmente ela não havia se machucado. Estava tudo bem. Foi só um grande susto, para mim e para ela. Como ela caiu, eu nunca vou saber. Não acredito que ela tenha pulado. Animal tem noção de altura e eu morava no terceiro andar, uma altura considerável até mesmo para um gato. Acho que ela se distraiu com algum bichinho voando, como um inseto ou talvez um morcego. Esticou a patinha pra pegar e acabou caindo. Mas são apenas suposições. Certeza mesmo eu nunca vou ter.

Bem, o que eu quero dizer com esta história é que quem mora em apartamento e tem gato ou cachorro, coloque telas nas janelas. Sabe aquelas telas que colocamos para evitar que crianças caiam de janelas ou sacadas? Elas são necessárias também para proteger nossos bichinhos de estimação. Afinal, a minha gatinha teve sorte, não se machucou, mas conheço várias histórias de fraturas graves e morte de bichinhos, sobretudo gatos, que despencam de janelas.

 

   Termos de uso | Links | A equipe | Contato | |