Home > Manuais > Manual do gato > É verdade que os gatos se apegam somente à casa?  
  Botânica
  Fotos
  Manuais
  Especiais
 

É verdade que gatos se apegam somente à casa?

Este é o maior mito a respeito dos gatos: que eles se apegam à casa e não ao dono. Os gatos se acostumam com as casas de seus donos, isso é verdade. Mas se o dono se mudar e souber levar o seu gatinho junto, não haverá problemas.

Como se faz? É simples. Basta lembrar que os gatos pulam muros. Por isso, quando chegam à casa nova, muitas vezes pulam o muro antes de se acostumarem ao seu novo lar. Em seu passeio pela nova vizinhança, qualquer coisa na rua pode distraí-los ou pior, assustá-los. Como ainda não reconhecem a nova casa como seu lar, tentam voltar para a casa antiga, onde tinham segurança e conforto.

Isso não aconteceria se o seu dono tivesse tomado uma medida muito simples: prender o gato em um cômodo da casa por uma semana. Monte um quartinho para o gato, com comida, água sempre fresca e um lugar confortável para dormir. Ah, não esqueçam da caixinha de areia. Após uma semana, solte-o para o restante da casa, mas ainda não o deixe sair para a rua. Conviva o máximo que puder com ele, para ele entender que você também está morando nesta nova casa. Com o tempo, a casa vai adquirir seu cheiro e o gatinho vai se sentir mais seguro.

Observe o comportamento do gato. Quando ele estiver calmo e à vontade na nova casa, é hora de deixá-lo sair. Fique por perto nas primeiras explorações pelo quintal. Prenda-o novamente em casa. Solte-o em dias alternados. Pronto, seu gatinho já aprendeu que ganhou um novo lar. O processo é um pouco mais demorado do que seria com um cachorro, mas é perfeitamente possível.

Veja nossa galeria de fotos de gatos

 

   Termos de uso | Links | A equipe | Contato | |