Home > Manuais > Manual do gato > Gatos que comem plantas. Isso existe?  
  Botânica
  Fotos
  Manuais
  Especiais
 

Gatos que comem plantas. Isso existe?

Sim, existe. É muito comum. Eles não são vegetarianos, nem mesmo as plantas são muito importantes na sua dieta. Mas gatos comem plantas quando tem dor de barriga ou precisam ajudar na digestão.

Gatos se lambem muito e engolem muito pêlo. Este pêlo irrita o estômago e, quando vai para o intestino, pode causar obstrução do mesmo, dificultando a evacuação. Em casos mais graves, é necessária uma intervenção cirúrgica para retirar as bolas de pêlo. Comer uma graminha ajuda a vomitar e desobstruir o sistema digestivo, pois é fonte de fibras. Fibras ajudam no trânsito intestinal, facilitando a evacuação.

Parece um detalhe, mas é importantíssimo. Gatos que não tem acesso a alguma graminha de vez em quando se sentem muito incomodados. Quando adotei minha primeira gatinha, a Luana, nós morávamos em apartamento. Ela só comia ração e eu achava que estava tudo certo. Mas não estava.

Descobri no dia que eu levei para casa um vaso de flor (não tinha nenhum até então). Ela comeu boa parte das folhas. Achei muito estranho e conversei com o veterinário dela. Ele me explicou que as fibras das plantinhas eram necessárias para a saúde do trato digestivo dos gatos. Mas que eu deveria ficar muito atenta, pois gatos podem comer plantas ornamentais venenosas, como a famosa comigo-ninguém-pode. Então, escolha muito bem as plantas que você tem em casa.

Depois disso, passei a “colher graminhas” no jardim do meu prédio e levar para minha gatinha comer. Ela devorava, parecia que eu não dava comida a ela. Foi aí que eu percebi a importância deste comportamento. Mas a grama da rua pode estar contaminada e não é boa alternativa. Então passei a comprar em um pet shop um kit de sementes diversas (aveia, sorgo, alpiste) que vem em um potinho. No lugar de terra, os kits vêm com vermiculite esterilizada como substrato para as plantas. É só abrir a embalagem, colocar água e esperar as sementes germinarem. Demora mais ou menos uma semana. É impressionante como a minha gatinha atacava as plantinhas.

Em vez de comprar o kit, você mesmo pode comprar as sementinhas e plantar. Funciona da mesma forma.

Veja nossa galeria de fotos de gatos

 

   Termos de uso | Links | A equipe | Contato | |