Home > Manuais > Manual do gato > A importância da caixinha de areia  
  Botânica
  Fotos
  Manuais
  Especiais
 

A importância da caixinha de areia

A caixinha de areia é um capítulo à parte. Mantenha a areia sempre limpinha, caso contrário o gatinho vai segurar suas necessidades e ficar doente. Os gatos são animais muito limpos e morrem de nojo de uma caixa de areia suja. É preciso limpá-la sempre que possível, várias vezes por dia.

Se você tiver mais de um gato em casa, pode ocorrer que não queiram compartilhar a caixinha. Na maioria dos casos funciona assim: quando uma gata tem filhotes, ela vai compartilhar a sua caixinha com eles. Se você resolver ficar com um ou mais filhotes, eles vão crescer juntos e continuar compartilhando a caixinha. Irmãos criados juntos, se adotados juntos por uma família, também vão usar a mesma caixinha. Isso porque eles estão acostumados com o cheiro um do outro. Mas se você tiver um gato e, em outra época, adotar outro, o gato dominante vai se apossar da caixa e o outro vai procurar evitá-la a todo custo. Isso significa que vai sair de casa e fazer suas necessidades fora ou, se viver confinado, vai segurar suas necessidades por tanto tempo quanto puder, colocando em risco a sua saúde.

Neste caso, disponibilize duas caixas, colocando-as o mais longe possível uma da outra. Eles naturalmente vão decidir qual caixa pertence a qual gato.

Veja nossa galeria de fotos de gatos

 

   Termos de uso | Links | A equipe | Contato | |