Home > Manuais > Manual do gato > Unhas x sofá  
  Botânica
  Fotos
  Manuais
  Especiais
 

Unhas x sofá

Gatos arranham o sofá, isso é fato. E não adianta brigar, xingar, bater. Eles vão continuar. Este é um comportamento muito instintivo do gato, então é impossível fazê-los parar. Eu, pelo menos, nunca consegui. Mas existem algumas técnicas e truques que podem desviar a atenção do seu bichinho e poupar a vida do seu sofá.

Primeiramente e mais simples, é manter as unhas das patas dianteiras sempre cortadas. Assim, eles podem até tentar, mas as unhas não vão enroscar no tecido. Corte pelo menos uma vez por semana. Mas cuidado para não cortar demais, pois existe um vaso sanguíneo que percorre a unha do gato quase até a ponta. É uma linha preta que você consegue ver dentro da unha. Corte sem pegar este vaso, senão o gatinho vai sentir dor e vai ter sangramento.

Outra tática é escolher um sofá cujo tecido não seja interessante para eles. Tecidos lisos, com a trama bem fechada, que não desfiam facilmente são os mais indicados. Brim e sarja são bons exemplos, bem como couro, couro sintético e couro ecológico. Você também pode impermeabilizá-lo, para facilitar a limpeza e aumentar a resistência. Para mim, isso resolveu o problema. Minhas gatas não arranham mais o meu sofá.

Arranhadores também podem ser úteis, mas não é todo gato que se encanta com eles. Claro que pelo bem do seu sofá, vale à pena tentar. Coloque o arranhador em um local visível, onde seu gato costuma ficar. Colocar em um lugar escondido não adianta nada, o gato não vai nem passar perto.

Mas nunca, nunca mesmo recorra àquela cirurgia para extração das unhas do gato, a que alguns donos egoístas submetem seus gatinhos. Isso mesmo, você já ouviu falar? É uma maldade, em minha opinião. Quando se adota um gato, ele vem com unhas, certo? Se a pessoa não tolera arranhões, é melhor não ter um gato.

Veja nossa galeria de fotos de gatos

 

   Termos de uso | Links | A equipe | Contato | |